Entretenimento

Bauernfest é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio

Imagem ilustrativa da imagem Bauernfest é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio
Evento aconteceu online em 2020. Foto: Prefeitura de Petrópolis

A tradicional festa do colono alemão de Petrópolis, Bauernfest, na Região Serrana do Rio, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A Lei nº 9229 foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (26).

De autoria dos deputados estaduais Marina Rocha (PMB) e Marcio Canella (MDB), a lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e sancionada pelo Governo do Estado.

Na justificativa, os deputados apontam a Bauernfest como "um evento de grande importância para o calendário turístico e cultural do estado e do país; com identidade definida; que a cada ano inclui inovações que atraem novos visitantes, bem como seu público fiel".

O festival acontece no mês de junho e é considerada a maior festa de Petrópolis. A Bauernfest ou Festa do Colono Alemão é uma homenagem aos imigrantes alemãs, e acontece desde 1989. O festival conta com concurso de chope a metro, comídas típicas como salsichas, bandas tradicionais e bailões.

No ano passado, a Bauernfest ganhou programação online devido a pandemia do novo coronavírus.

< Carga de óleo avaliada em R$ 40 mil é roubada em São Gonçalo Ajuste no orçamento federal pode beneficiar cidades do interior do Rio <